A Avenida Lins de Vasconcelos faz a ligação do Cambuci, Aclimação e Vila Mariana, na Zona Sul de São Paulo, e a famosa via que concentra um importante polo comercial na região deve ganhar uma estação de Metrô com o mesmo nome.
O estudo, no entanto, ainda deve ser aprofundado o que pode alterar a posição do empreendimento. O projeto ainda está em curso e não há prazos para o início das obras.
De acordo com o projeto diretriz da Linha 16-Violeta, a estação poderá ficar entre rua Hermínio Lemos e avenida. As análises estudaram duas possíveis localidades: inicialmente no cruzamento da rua Robertson com a avenida Lins de Vasconcelos (Figura 21, posição A). Nesta posição ela permitia o atendimento ao parque da Aclimação e à centralidade das ruas Basílio da Cunha e Coronel Diogo.
Mas o corpo técnico do Metrô detectou que o traçado se aproximava muito do prolongamento da Linha 5-Lilás para Ipiranga, enquanto desassistia o bairro do Cambuci. Além disso, o traçado resultava em uma posição para a estação seguinte (Vila Monumento) distante tanto do Ipiranga quanto do Cambuci, em local de baixa densidade.
Então, o traçado foi puxado mais para norte, inicialmente para o largo do Cambuci (B). No entanto, esta alternativa demanda um traçado mais extenso e sinuoso, além de posicionar a estação em local com sistema viário descontínuo e pouco estruturado.
A posição escolhida foi a C:
Elevadores e sem escadas rolantes
A estação está no grupo de sete paradas que podem ser servidas apenas por elevadores. São as estações com baixa demanda, máximo de 5.400 passageiros por hora a sentido. Mínimo de 25 metros entre mezanino e plataforma e mais de 12 metros de desnível.
O futuro ponto de embarque poderá ter mais de 40 metros de profundidade, e as plataformas devem ser em níveis diferentes. Está situada em um trecho da Linha que será escavada por meio de uma super tuneladora, que deve construir quatro vias, duas em cima e duas em baixo.
Demanda
A futura estação Lins de Vasconcelos poderá ter uma demanda diária estimada em 12.670 passageiros, sendo 879 embarques e 2.011 desembarques na hora pico da manhã, sendo considerado pelo Metrô de demanda baixa. O atendimento principal é ao público que mora no bairro do bairro. Num segundo plano, a estação atende ao público usuário das linhas de ônibus que passam na avenida Lins de Vasconcelos.