O candidato do Republicanos, Tarcísio de Freitas, tem planos de transformar em subterrâneo o atual sistema de transportes sobre trilhos no eixo que corta as zonas Oeste e Central da capital, nos bairros da Lapa, Água Branca, Barra Funda, Campos Elíseos, Bom Retiro, Pari e Brás. As falas foram durante caminhada pelo Mercadão da Lapa.
O segmento abriga os trilhos por onde passam os trens da CPTM, nas Linhas 7-Rubi e 11-Coral, e os operados pela ViaMobilidade, sendo a Linha 8-Diamante, além de composições cargueiras.
O objetivo, de acordo com o cadidato, é requalificar uma área de aproximadamente 2.300 hectares, à margem do rio Tietê. “O rebaixamento da linha férrea cria um espaço que vai nos proporcionar avenidas mais largas, ciclovia, passagens de nível e, no final, o aproveitamento de um potencial construtivo que pode impulsionar a geração de emprego na região”, afirmou o ex-ministro do governo Bolsonaro.
A obra seria financiada com a emissão de Cepacs (Certificados de Potencial Adicional de Construção). “Você tem um custo grande com esse rebaixamento, mas parte desse custo pode ser financiado com a emissão de títulos. É um projeto que vamos estruturar, vamos avaliar a viabilidade, mas que faz muito sentido urbanístico”, disse Tarcísio.
“E isso traz um baixo adensamento e uma desvalorização. A gente pode requalificar muito essa região. Seria um grande legado para a cidade de São Paulo”, disse o candidato.