Qual o trem de passageiros mais rápido do Brasil?

YouTube video

O transporte sobre trilhos no mundo pode alcançar grandes velocidades, como em alguns casos na China onde os trens chegam 350 km/h. O que determina a rapidez são basicamente três fatores: o modelo do trem, da via férrea o tipo de atendimento.

Não é viável, por exemplo, uma ferrovia de alta velocidade em um trecho curto, como em regiões metropolitanas, a exemplo de São Paulo e no Rio de Janeiro.

Durante o governo Quércia, entre os anos de 1987 e 1991, houve uma tentativa revitalizar o transporte de passageiros sobre trilhos em longa distância. O trem chegou a 164 km/h, mas os trabalhos acabaram resultando no rompimento dos pantógrafos da locomotiva e queda da tensão elétrica do sistema devido à sobrecarga de energia.

Na atualidade, os sistemas ferroviários de passageiros não passam dos 100 km/h.

Confira:

8 – Trem Curitiba – Morretes: 25 km/h;

Passeio de trem Curitiba a Morretes

Trem destinado ao serviço turístico que opera no Paraná.

7 – Metrô Recife e VLT Rio: 50 Km/h;

Divulgação

Na sétima posição, um sistema metroviário e o VLT no centro do Rio dividem a o posto.

6 – VLT Natal: 60 km/h;

5 – Trem Vitória-Minas e Estrada de Ferro dos Carajás: 65 km/h;

Na quinta, os trens de longa distância do Brasil, sendo o primeiro com 905 quilômetros de extensão e o segundo com 892 km de extensão.

4 – Linha 5-Lilás: 75 km/h. 

Renato Lobo | Via Trolebus

A linha que liga o Capão Redondo até a Chácara Klabin tem a velocidade estabelecida a 75 km/h por questões de segurança, segundo fontes ouvidas pelo Via Trolebus.

3  – Linha 4-Amarela, SuperVia, monotrilho da Linha 15-Prata, MetrôRio, Metrô do Distrito Federal, Metrô do Recife, Metrô de Belo Horizonte, VLT de Santos, VLT de Maceió, VLT de João Pessoa- 80 km/h;

Trem da Linha 4-Amarela | Digna Imagem/Clóvis Ferreira

O maior grupo é na terceira posição, que engloba trens urbanos, metrô e VLT.

2 – Metrô de SP: 87 km/h;

Renato Lobo | Via Trolebus

O maior metrô e mais antigo do Brasil aparece na segunda posição.

1  – CPTM e Trensurb – 90 km/h;

Renato Lobo | Via Trolebus

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM e a Trensurb de Porto Alegre estão na primeira posição com os trens mais velozes. No caso da CPTM, vale para todas as linhas administradas pela estatal.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.