Publicado edital de licitação da concessão do Metrô de BH

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) publicou nesta sexta-feira, 23 de setembro, o edital de concessão do Metrô de Belo Horizonte, de acordo com a ANPTrilhos.

O novo operador deverá operar e realizar a manutenção da rede, incluindo a Linha 1 (Novo Eldorado–Vilarinho) e a Linha 2 (Nova Suíça-Barreiro), que será construída. O leilão está previsto para o dia 22 de dezembro, na B3, em São Paulo (SP).

“Esse é um projeto que o atual governo está trabalhando há muito tempo e agora se concretiza com o edital. A ANPTrilhos aguarda com expectativa a realização do leilão no fim do ano e espera que, independente do resultado, a Linha 2 e a modernização do sistema metroferroviário de Belo Horizonte se tornem uma realidade para a melhoria do serviço de transporte”, afirma Roberta Marchesi, Diretora Executiva da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos).

Serão 30 anos de concessão e o investimento total estimado do projeto é de R$ 3,5 bilhões. A linha 1 será ampliada e em mais uma estação (Novo Eldorado, no município de Contagem), assim como a construção da Linha 2, que terá sete novas estações e 10,5 km de extensão.

O edital, anexos e informações sobre a licitação estão disponíveis no site e no Hub de Projetos do BNDES.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.