O Metrô SP pulou a Linha 21 nos futuros projetos?

O Metrô de São Paulo está em fase de estudos da Linha 20-Rosa (Santa Marina – Santo André), sendo que a ordem de serviço para elaboração do EIA/RIMA do projeto foi emitida e com isso o consórcio deverá concluir o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental no primeiro semestre de 2023.

Na semana passada, a operadora anunciou que vai contratar o anteprojeto da Linha 22-Marrom, que vai ligar a estação Sumaré até Cotia.

Na lista de futura linhas, o número 21 em teoria foi pulado. Mas há lugar que ocupe a vigésima primeira ligação metroferroviária. Trata-se da Linha 21-Grafite.

O site Plamurb lembra que o eixo já teve seu traçado definido entre Pari a Nordestina, avenida importante da zona leste que liga São Miguel a Guaianases. Sabe-se também que a linha seguiria no eixo das avenidas Celso Garcia e Amador Bueno da Veiga. Foi estudado no passado inclusive para ser monotrilho, porém, o projeto de trem aéreo foi descartado. Mas a ideia de Metrô convencional seguia nos planos.

A linha 21, no entanto, não consta mais nos mapas da rede futura já há pelo menos quatro anos. O que não significa que o projeto esteja descartado. A própria linha 22 ficou de fora de projeções de 2019, e agora voltou aos holofotes com um trajeto estendido.

Importante destacar que o eixo da Avenida Celso Garcia/Amador Bueno da Veiga também foi alvo de estudo de um corredor de ônibus que nunca saiu do papel.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.