O projeto da Linha 22 do Metrô voltou aos holofotes a medida em que a operadora anuncia a contração do anteprojeto do eixo metroviário que vai ligar Cotia e São Paulo.
O presidente do Metrô, Silvani Pereira, divulgou em suas redes o mapa preliminar, e o traçado é diferente do conhecido até então.
O caminho do novo projeto mostra a ligação de Cotia, passando pelo bairro Granja Viana, em Osasco com 2 estações e chegando até São Paulo, tendo integrações com as linhas 4-Amarela em Faria Lima, 9-Esmeralda em Hebraica-Rebouças, 20-Rosa em Teodoro Sampaio e finalmente com a 2-Verde em Santuário Nossa Senhora de Fátima–Sumaré.
A linha mudou de seu esboço original, e poderá atender a USP em uma parada dentro da Cidade Universitária. Outra mudança, é o atendimento em Osasco, com as estações Santa Maria Victor Civita. Já as estações Sabia e Parque Alexandra, mostra que a linha segue no eixo da Raposo Tavares em sua porção oeste.
Serão 29km de extensão, 19 estações e um pátio de trens para 52 trens. A demanda estimada é de 649 mil passageiros por dia.