O candidato a reeleição ao Governo de São Paulo e atual governador, Rodrigo Garcia, promete reverter em partes uma medida adotada por seu antecessor, João Doria, nos transportes coletivos.
Nas redes sociais, Rodrigo Garcia, que foi vice de Doria, promete “retomar o passe livre do idoso entre 60 e 64 anos para os idosos mais pobres.”
Antes da ação tomada pelo governo estadual, todos os idosos a partir de 60 anos tinham a gratuidade. Na época da medida, o Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, afirmou que a medida era prejudicial porque configura “um ataque ao direito dos usuários e usuárias” e desestimula o uso de transporte coletivo.
“Além disso, a economia será irrisória, pois grande parte dos idosos usar o RG para acessar os ônibus e ficam antes da catraca e em alguns meses o sistema de ônibus de São Paulo vai passar a pagar as concessionárias por custo, e não por passageiro transportado, reduzindo ainda mais o impacto das gratuidades dos idosos. Ou seja, a medida não terá impacto significante para o subsídio, mas impactará profundamente a vida de idosos vulneráveis na cidade”, afirma o Idec.