O atual governador e candidato a reeleição, Rodrigo Garcia, disse em agenda de campanha no Capão Redondo, que em setembro deve autorizar a contratação “do projeto” para extensão da Linha 5-Lilás do metrô de Capão Redondo até o Jardim Ângela.
“No mês que vem, o governo de São Paulo autoriza a contratação do projeto para que a Linha 5 do Metrô chegue até o Jardim Ângela, uma promessa antiga, um sonho antigo que nós estamos tirando do papel. Já no mês de setembro, nós vamos então assinar o aditivo com a concessionária para que ela já contrate os projetos para que a linha 5 possa chegar até o Jardim Ângela”, afirmou.
Em março de 2021, o então Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, divulgou em suas redes sociais a extensão defendida pelo atual governador. Serão mais de 4 quilômetros de extensão e duas novas estações. O projeto já havia sido anunciado em reunião no Palácio dos Bandeirantes, também em 2021, , com a presença do então governador João Doria.
No ano passado foram iniciados os estudos para a elaboração dos projetos funcionais das obras civis e sistemas, seguido dos projetos básico e executivo. O prazo para entrega de todos estudos é de até 24 meses, portanto em meados de 2023. A Secretaria de Transportes Metropolitanos e a ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás desde 2018, negociam os termos para a construção da obra.