Nesta terça-feira, 22 de fevereiro de 2022, o Governo do Estado anunciou o início imediato das obras do people mover que vai ligar a estação da Linha 13-Jade da CPTM e os três terminais de embarque do Aeroporto de Guarulhos.
Os anúncios do Governo do Estado e de parte da imprensa, no entanto, informam errado o meio de transporte escolhido: é falado que um “monotrilho” fará a ligação entre os quatro pontos de embarque e desembarque.
No caso do Governo Estadual, em postagem nas redes sociais, além do termo errado é usado a imagem do monotrilho operacional na Zona Leste de São Paulo:
Por que não é um monotrilho?
O termo monotrilho é referente a uma ferrovia constituída por um único carril/trilho. Não é o caso da tecnologia escolhida para o eixo de transporte do maior aeroporto Brasileiro.
A GRU Airport, concessionária que administra os terminais e que vai bancar a obra, escolheu a tecnologia Aeromovel, presente já em Porto Alegre. Os trens, assim como a Linha 15-Prata, correm em via elevada. Mas no caso do transporte gaúcho, há sobre as vigas dois trilhos, como no Metrô ou em trens urbanos: