TCU deve analisar implantação do Aeromóvel em Guarulhos nesta semana

Em setembro, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, assinou um termo aditivo de contrato com a GRU Airport, concessionária do Aeroporto de Guarulhos, para a implantação de um Aeromóvel que vai ligar a estação da Linha 13-Jade da CPTM e os três terminais de embarque.

O meio de transporte foi anunciado pelo governo estadual em 2019, e a previsão inicial era encurtar a distância entre o trem o portão de embarque em 2021. Já a previsão da União é que as obras comecem em janeiro e durem 24 meses. A estimativa do ex-secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, em publicação da Revista Exame era iniciar os trabalhos ainda em novembro.

O ex-titular da pasta comunicou nessa semana que esteve no TCU, para que o processo seja colocado em pauta. O tribunal acabou suspendendo a implantação do people mover. A decisão determina estudos comparativos com outras alternativas de transporte.

“Estive no TCU nos últimos dias e consegui colocar em pauta o processo do People Mover do Aeroporto de Guarulhos (q ligará o Terminal de Passageiros ao Transporte sob trilhos). Sigo contribuindo para que o trabalho que dei início se concretize. Poderemos ter novidades hoje ainda!” –  escreveu Baldy. O post nas redes foi nesta quarta-feira, 8 de dezembro de 2021.

De acordo com uma publicação do site Metrô/CPTM, o caso voltará a ser analisado pelo Ministro Vital do Rêgo nesta semana.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.