Os 3 projetos de expansão da Linha 4-Amarela após a Luz

Sumário

https://youtu.be/ql7wLW1rbA4

Há planos de expansão da Linha 4-Amarela do Metrô até Taboão da Serra. Trata-se do projeto mais plausível em estender o eixo metroviário, além dos limites da capital paulista. Mas no passado, houve pelo menos três projeções de estender a linha 4 após a estação da Luz:

Tatuapé

Ainda na década de 1990, a operadora cogitou levar o eixo de transporte até a Estação Tatuapé, com a intenção de desafogar a Linha 3–Vermelha. Esta ideia foi descartada, tendo sido substituída por uma possível expansão da Linha 2–Verde até a referida estação, que também caiu por terra quando se optou em levar a linha da Paulista até a Penha.

Pari

Segundo reportagem da Band, uma ligação com a futura parada no Pari provavelmente utilizará um túnel de 447 metros que sai da Luz. A ideia era estender a passagem até a nova estação.

Sacomã

Trata-se da extensão que nunca saiu do papel mais conhecida. O projeto dos anos 40 trazia o traçado da Linha 4–Amarela, recebendo, naquela ocasião, o nome de “Linha Sudeste-Sudoeste”. Em forma de parábola, conectaria os bairros de Pinheiros e Sacomã, passando pelo Centro, cortando a Linha Leste–Oeste do Metrô nas estações República e Pedro II.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.