Governo tem planos de construir metrô entre aeroportos do Rio

O governo federal tem planos de construção de uma nova linha de Metrô, que ligaria os dois aeroportos, segundo uma publicação do “O Globo“. A construção seria por meio de recursos das outorgas dos terminais no valor de R$ 5,5 bilhões.

O principal motivo, de acordo com a publicação, é temor de autoridades sobre um esvaziamento do Galeão (Tom Jobim), que pode perder ainda mais voos internacionais e isolar a cidade, com um eventual crescimento do terminal central da capital.

A reportagem escutou Renato Sucupira, presidente da BF Capital, consultoria no mercado de infraestrutura. “O Santos Dumont sempre existiu e não destruiu o Galeão. Mas caiu o internacional no Galeão porque o turista passou a ter medo de passar pela Linha Vermelha, pela Linha Amarela. E as companhias aéreas migraram para São Paulo, criando hubs (centros de distribuição de voos) onde o ICMS era mais baixo. Só que isso reduz ainda mais o turismo no Rio” — afirma o especialista.

O possível novo eixo metroviário também foi bem recebido pelo prefeito Eduardo Paes. “Eu acho muito boa a história do Metrô. Se puder fazer, se o governo federal voltar a financiar grandes investimentos no Brasil, é ótimo. Mas o que precisa é de uma redução de escopo do Santos Dumont”.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.