Via férrea da estação João Dias da CPTM deve ser finalizada em agosto

Em junho, a via férrea no sentido de Osasco foi implantada e testada na futura estação João Dias, na Linha 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM.

Os trabalhos agora seguem nos trilhos do sentido de Grajaú, e de acordo com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, “a montagem da via está em andamento e no início de agosto será realizada a ligação”. Outro detalhe dos trabalhos de finalização da futura parada que fica entre Granja Julieta e Santo Amaro, são a instalações dos vidros de proteção:

A expectativa é entregar João Dias ainda neste semestre.

Construção pela iniciativa privada

Recentemente, a construtora Brookfield Brasil ergueu um conjunto de edifícios comerciais, próximo à Linha 9 e à Marginal Pinheiros. Como contrapartida do impacto no tráfego, por ser considerado um polo gerador, a Brookfield propôs a construção da estação João Dias.

Em 1 de março de 2019, foi assinado um contrato entre a CPTM e a Brookfield (por meio de sua subsidiária Tegra), prevendo a doação da estação já construída e da área necessária para sua operação. Já em junho de 2020, as obras de fato começaram.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.