Mesmo sem TAV entre Rio e SP, estatal ainda abriga funcionários

Ne década passada o Brasil discutiu a criação de uma linha de trem de alta velocidade para ligar Campinas, passando por São Paulo, até o Rio de Janeiro. O trem não saiu do papel, mas sua estatal segue empregando funcionários, de acordo com publicação da Revista Época.

A Empresa de Planejamento e Logística (EPL), criada em 2012, nomeou 82 funcionários com salários entre R$ 5.800 e R$ 29.200 desde 2019. A estatal, que deve ser fundida com a Valec, tem atualmente 143 empregados, todos nomeados para cargos de confiança.

Trem-bala fracassado

A intenção do governo, inicialmente, era de que o “trem-bala” estivesse pronto para a Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro. Porém, atrasos na preparação do edital de licitação apresentados em outubro de 2009 comprometeram o prazo de início das obras.

Novos atrasos adiaram o processo de licitação para abril de 2011 e, depois, para julho de 2011. A possibilidade de apenas um consórcio, o coreano, de entrar na disputa, foi um dos argumentos para o adiamento do leilão, ainda que oito empresas tinha manifestado interesse.

O custo inicialmente previsto pelo governo federal para a conclusão de todo projeto era de 23 bilhões de Reais, dos quais 20,8 bilhões seriam financiados pelo BNDES.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.