Ferrovia de 172 quilômetros é inaugurada entre os estados de Goiás e São Paulo

YouTube video

Uma ferrovia de 172 quilômetros, ligando São Simão em Goiás até Estrela D’Oeste em São Paulo é inaugurada nesta quinta-feira, 04 de março de 2021.

Trata-se de um trecho da chamada ferrovia Norte-Sul, possibilitando que concessionária Rumo tenha conexões nos seis principais estados produtores do país, além de ligá-la à Malha Paulista. Com a nova rota, as operações da concessionária chegarão a Mato Grosso, Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul, Goiás e Mato Grosso do Sul

O trecho já operava em testes desde a segunda semana de fevereiro e será o primeiro da Malha Central da Rumo. De acordo com uma reportagem da Folha de São Paulo, o eixo entre São Simão e o porto de Santos será feita com trens de 120 vagões, e não mais de 80. Cada composição passou de 1,5 km para 2,2 km de comprimento.

“É emblemática porque a ferrovia, principalmente para grandes distâncias –essa é de mais de 1.500 quilômetros–, tem uma série de benefícios. O Brasil tomou a decisão nas últimas décadas de privilegiar rodovias, isso não só traz custo para o processo produtivo, mas também mais emissão de carbono, estradas, manutenção, acidentes. O Brasil é o único país continental, se formos pegar os maiores do mundo, que não tem uma malha ferroviária adequada”, afirmou ao jornal, João Alberto Abreu, presidente da Rumo Logística.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.