O Metrô de São Paulo deve republicar na próxima quarta-feira, 16 de dezembro de 2020, o edital de licitação do projeto básico da Linha 19-Celeste, de acordo com publicação do site Metrô/CPTM.
No último dia 3 de dezembro o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo – TCE, por meio de seu plenário, acabou negando o pedido de reconsideração do Metrô referente a decisão que suspendeu e anulou o edital, que foi anulado a pedido do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco), alegando que a adoção do menor preço da concorrência não levava em consideração as qualificações técnicas da eventual vencedora do certame.
A linha 19-Celeste deve liga a estação Anhangabaú, no centro de São Paulo, até Guarulhos em uma futura estação no Bosque Maia, passando pelo Pari, Vila Maria e Jardim Brasil. Terá 17,6 km de extensão e 15 estações, podendo transportar cerca de 630 mil passageiros por dia. Estações projetadas: Bosque Maia, Guarulhos, Vila Augusta, Dutra, Itapegica, Jardim Julieta, Jardim Brasil, Jardim Japão, Curuçá, Vila Maria, Catumbi, Silva Teles, Pari, São Bento e Anhangabaú. Não há ainda previsão para o início das obras nem definições sobre a modelagem financeira do projeto.