O início das operações dos trens da frota F pode enfim estar próximo de ocorrer. Em uma reposta na rede social a um usuário, o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, disse que 50% das composição já foram repassados à ViaMobilidade. Outra informação é que o Pátio Guido Caloi também foi repassado à concessionária:
Boa noite. Entregamos o Pátio Guido Caloi à Via Mobilidade na última semana e os trens estão sendo entregues de acordo com as inspeções, mais de 50% já foram recebidos pela Concessionária. Seguiremos firmes fiscalizando a operação da Linha 5 – Lilás. Muito obrigado. https://t.co/YIKmNivDXj
— @alexandrebaldy (@alexandrebaldy) January 14, 2020
Em outubro de 2019, no entanto, Baldy havia informado que os trens voltariam em em 60 dias.
Paradas há quase 3 anos
As oito composições estão inoperantes desde 2017, quando foi entregue os trens da frota P e o início das operações com o sistema de sinalização CBTC, uma vez que as antigas composições não estavam configuradas para operarem neste cenário. Os trabalhos de atualização nos comboios estão a cargo do Metrô de São Paulo.
Aumento no fluxo de usuários
A inserção dos novos carros é importante por conta do crescente número de passageiros no eixo metroviário entre Capão Redondo e Chácara Klabin. Um julho do ano passado, a linha 5-Lilás transporta atualmente 600 mil usuários por dia, 90% a mais do que em agosto de 2018, quando transportava 320 mil passageiros.