Um contrato para projetar, construir e operar a linha interurbana de 39,6 km, que ligará Bogotá a seus subúrbios ocidentais foi assinado com a China Civil Engineering Construction Corp no último dia 7 de janeiro.
A subsidiária da China Railway Construction Corp foi a única concorrente do contrato de parceria público-privada, que terá duração 26 anos, incluindo 18 meses para preparação, 30 meses para construção e seis meses para testes. Os serviços de passageiros estão programados para começar em 2024.
A linha eletrificada com bitola de 1 435 mm, terá 17 estações, utilizará principalmente o eixo ferroviário existente para atender Mosquera, Madri, Funza e Facatativá na região de Sabana Occidente. Em Bogotá, a linha se conectará ao metrô.
O tempo de viagem será de cerca de 48 minutos, e o número de passageiros estimado está em mais de 130.000 passageiros por dia.
O custo total do projeto é de US $ 43 milhões, partilhado entre o governo nacional, que entrará com US $ 32 milhões para a construção e a região de Cundinamarca, com US $ 594 bilhões.