O Metrô de São Paulo prevê a adequação de todos os trens da antiga frota F, agora chamada de série 500 fase I, ainda para este semestre. A informação é da Rede Noticiando.
As unidades estão recebendo equipamentos para operar no sistema de sinalização da Linha 5-Lilás [Capão Redondo – Chácara Klabin], atualizado em 2017.
De acordo com a publicação que ouviu o Metrô, responsável pelos trabalhos, e a ViaMobilidade, operadora do eixo metroviário, quatro trens tiveram o CBTC implantado, processo de comissionamento concluído e estão aptos à operação da ViaMobilidade. O texto diz ainda que a partir da entrega, cabe à concessionária determinar a utilização das composições.
Já a empresa pertencente ao grupo CCR afirmou ao portal que não recebeu “totalmente” os trens do Metrô, e que a frota 500 fase II, antiga frota P, da conta do recado.
Os trens da antiga frota F deixaram a Linha 5 depois que o sistema de sinalização CBTC (por sua sigla do inglês Communications-Based Train Control), em português sistema de Controle de Trens Baseado em Comunicação, começou a ser usado no ramal em 2017.
A Frota 500 fase I é do modelo Metropolis e foi fabricada pela empresa Alstom entre os anos de 2001 a 2002, adquirida para compor a frota nova de veículos que prestariam serviços na linha recém-inaugurada a época.
Também em 2017, começaram a operar os trens da antiga frota P, cujo as 26 unidades foram produzidas pela Caf. Na ocasião os trens da frota F saíram de cena.
Vai ser ótimo, os trem são novinhos, tem q ser aproveitado,se não for nessa linha,poderia ser realocado pra outra(linha azul por exemplo q ainda tem uns trens velhos sem ar condicionado q da raiva).
E o tempo de parada dos trens nessa linha no horário de pico é grande
Sistema de alimentação e bitola desse modelo é diferente, ele so poderia operar na L4 ou L5
ahh entendi, então coloca na lilas msm, reduzir o tempo entre os trens, horario de pico demanha esperar 3min não existe
Sinceramente acho isso uma bobagem. Os trens são novos, mas muito diferentes! A frota da CAF tem as articulacoes entre cada vagão livre, e os da Alstom não. A menos que a CCR tenha feito alguma mudança nos trens da Alstom para deixar uma articulação livre, vai mais atrapalhar do que ajudar