A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou projeto de lei que permite o Estado a obter empréstimos de R$ 603 milhões para desapropriações da Linha 18-Bronze [Tamanduateí-Djalma Dutra]. O governo estadual tentará o aporte junto ao BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento ou o BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.
A notícia, no entanto, vem em um momento em que representantes do governo estadual já admitiram existirem estudos de outros projetos paralelos ao monotrilho previsto. Fala-se em alternativas como corredor de ônibus do tipo BRT-Bus Rapid Transit e VLT-Veículo Leve sobre Trilhos.
O secretários dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, em entrevista aos portais Diário do Transporte e Via Trolebus, disse que “estudos foram sim determinados pelo governador João Doria pela impossibilidade do início da Linha 18 pelo fato da caducidade do decreto de desapropriação”.
Segundo Baldy, a partir do momento em que o Decreto de utilidade pública caducar, não poderão ser iniciadas as obras. O prazo é final de 2019.
Uma boa notícia. Tomara que o secretário despreparado, Alexandre Baldy, junto com o marqueteiro, João Doria, apressem-se para obter o empréstimo e comecem já no primeiro semestre as desapropriações necessárias, e realizem as obras, e esqueçam das trapaças de troca de modal.
Concordo em tudo que você falou, uma troca de modal soaria para mim como um belo exemplo de “troca de interesses”, não faria sentido nenhum fazer uma porcaria de BRT e ainda dar o título a ele de Linha 18.
Colocar BRT ou VLT pro ABC é uma imbecilidade sem tamanho. Aquilo ali é pra metrô, e o ideal seria pesado tradicional. É muita gente que vem do ABC pra SP todos os dias.
Monotrilho é o mínimo para o ABC (bom seria Metrô). Se vierem com essa história tosca de BRT e VLT vai ser a afirmação do pouco caso com a região.
Fora que a VEMABC está há anos em espera das desapropriações para início das obras.