Atualizado às 19h35
O governador de São Paulo, João Doria, disse nesta sexta, 11, que considera “bizarra” a ligação da linha 13 – Jade, da CPTM, com o Aeroporto Internacional de São Paulo.
“Não faz sentido transporte público que não leva até o aeroporto. É tão bizarro que é difícil de acreditar que isso tenha sido feito no estado de São Paulo”, disse Doria.
A linha foi entregue em abril pelo então governador Geraldo Alckmin, do mesmo partido de Doria. A estação Aeroporto fica a 2km de distância dos principais terminais do aeroporto.
Para Doria, a construção de um monotrilho ligando a estação aos terminais ou até mesmo uma esteira de 1,4 km seria uma das hipóteses para melhorar a conexão.
Hoje o deslocamento entre a estação e os terminais é feito por ônibus gratuito da concessionária.
Doria disse que conversou com o Governo Federal a respeito e disse que poderá propor a GRU, concessionária do aeroporto, uma extensão da concessão em troca de um monotrilho ligando os terminais e a estação.
Em nota à imprensa, a GRU Airport afirmou que a obra de ligação da estação aos terminais não faz parte de seu contrato de concessão e disse estar disposta a discutir a implantação de um sistema diferente do oferecido hoje, “desde que seja compatível com o plano de expansão do aeroporto e que seja mantido o equilíbrio econômico financeiro do contrato de concessão”.