Pensem comigo nesta alternativa para a fase 2 da Linha 17 – Ouro. Por que não criar uma nova linha, que seria pequena, mas de metrô convencional, ligando a estação Giovanni Gronchi (Terminal João Dias – L5) a estação São Paulo – Morumbi (L4) passando por baixo da Giovanni Gronchi e Jorge João Saad?
Na Saad há um córrego e pode ser que isso inviabilize mas pode ter alternativas para apenas esse 1 km. Neste trajeto é uma grande densidade demográfica e, passando por estas avenidas, as desapropriações seriam mais fáceis do que a projetada para a fase 2 da Linha 17 que passaria pelo meio dos bairros e até de cemitério.
A nova linha poderia ter as seguintes estações: Giovanni Gronchi (Terminal João Dias), Vila Andrade (perto do shopping Jardim Sul e do shopping Morumbi Town), Paraisópolis (próximo ao Mc Donald´s da Giovanni), Jardim Colombo (próximo ao supermecado Mambo), Estádio do Morumbi e São Paulo – Morumbi.
Por ser uma linha relativamente curta, mas muito importante, haveria poucos trens e o pátio poderia ser compartilhado com o da linha 5, na Guido Caloi, que fica perto da estação Giovanni Gronchi.
E aí, o que acharam? Viajei ou faz sentido? Comentários por favor.
Meu sonho essa linha! O eixo da Giovanni Gronchi é super povoado, imensa população residente e diversas opções comerciais, e o tráfego é notoriamente engarrafado. Seria uma ótima opção para o moradores saírem do bairro em direção aos outro lado do rio sem recorrer ao carro ou ônibus como hoje fazem, bem como circular pelo próprio bairro. O monotrilho infelizmente segue um traçado por uma avenida de pouca circulação de pedestres (Hebe Camargo), o que termina por atender apenas a comunidade de Paraisópolis. Essa seria uma alternativa inteligente e poderia até ser ser prolongada atingindo de um lado o M Boi Mirim e do outro a USP/Jaguaré/Osasco.