Foto: Cecilia Bastos | Imagens USP
Mais uma obra de expansão da rede metroferroviária de São Paulo deve atrasar. A vez agora é a extensão da linha 9 – Esmeralda, da CPTM, que vai ligar a estação Grajaú a Varginha, com 4,5km e 2 novas estações.
O Governo do Estado agora alega necessidade de se adequar às exigências feitas pelo Ministério das Cidades, que vai financiar 60% da obra (R$ 500 milhões) com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a CPTM decidiu encerrar no fim deste ano os contratos assinados em setembro de 2013 com os dois consórcios responsáveis pela construção e fazer uma nova licitação para concluir a extensão da Linha 9.
De acordo com a CPTM, com a nova licitação o prazo da entrega da obra deve ser de 18 meses após a retomada das obras o que deve acontecer somente em 2018.
Em nota, a companhia informou que a ampliação da Linha 9 foi incluída no PAC da Mobilidade em 2014 e que, até agora, as obras estão sendo feitas com recursos do governo do Estado. Segundo a estatal, o encerramento dos contratos foi necessário para “readequar o cronograma físico-financeiro às exigências do PAC”.
“O Ministério das Cidades informou que nos próximos dias emitirá autorização para que a CPTM inicie os processos licitatórios necessários, de acordo com as regras do PAC, para dar continuidade às obras e posterior liberação de recursos da União”, afirma a companhia.
Com as informações de “O Estado de São Paulo“
Deixe uma resposta