O ministro das cidades, Bruno Araújo, deu encaminhamento nesta quarta, 13, para a retomada da liberação do financiamento para as desapropriações necessárias para a construção da Linha 18 – Bronze, do Metrô.
De acordo com o jornal Diário da Grande ABC, o ministro disse que provavelmente o Governo Estadual poderá contratar o empréstimo até o fim do ano. O processo todo estava travado durante a gestão de Dilma Rousseff.
“Haverá reunião de trabalho na semana que vem para verificar quais são as razões que retardaram o processo. Já marcamos audiência com o presidente para apresentar o cronograma de trabalho. Acredito que em 60 dias receberá o aval do Tesouro Nacional, e, com isso, ficará pela aprovação da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. O governo Dilma fez isso em muitos Estados. Ora por razões econômicas ora por políticas. Prefiro encontrar soluções para essa importante obra para o Grande ABC”, alegou Araújo.
Para o deputado federal Alex Manente, que se reuniu com o ministro, o projeto finalmente sairá da gaveta. Alex já havia recebido o compromisso para a linha do presidente interino, Michel Temer. “Irei participar deste processo e agora o objetivo é verificar em que pé está a documentação. Nos reuniremos com o presidente no próximo mês e espero que a tramitação já esteja em fase de conclusão. Na conversa anterior, ele havia assegurado agilidade nesta questão. Já é possível avaliar que o processo chegará ao Senado no segundo semestre”, disse Alex.
A linha 18-bronze será construída e operada pela iniciativa privada. As desapropriações ficam a cargo do Governo do Estado. Quando pronto, por monotrilho, ligará a estação Tamanduateí ao ABC.
Deixe uma resposta