O chamado Maglev são trens com levitação magnética que percorrem distâncias sobre o chão, propulsionado pelas forças atrativas e repulsivas do magnetismo através do uso de supercondutores. As composições levitam centímetros do trilhos.
A Coreia do Sul ganhou uma linha com esta tecnologia, que liga o Aeroporto Internacional de Incheon e a estação Yongyu, em 6,1 quilômetros de extensão. O governo local tem planos de expandir o projeto, afim de firmar uma rede deste tipo de transporte.
O projeto foi desenvolvido pelo Instituto Coreano de Máquinas e Materiais (KIMM) em parceria com a Hyundai Rotem, e os trens chegam a uma velocidade de 110 km/h.
A empresa que fabrica os trens informou a imprensa que a abertura do Maglev Coreano abre precedente para novos sistemas em todo o mundo. Em comparação com outros meios de transporte ferroviário urbano, os maglev são mais silenciosos e podem atingir alta velocidade, já que não existe o atrito entre trilhos e rodas.
A primeira linha do mundo foi lançado em Xangai em 2002, ligando a estação de metrô do Aeroporto Internacional de Pudong. Por lá, o trem com levitação magnética é de alta velocidade, e o percurso de 30 km é feito em oito minutos.
Deixe uma resposta