200 cidades do mundo contam com sistemas de BRTs

Levantamento do BRTdata.org aponta que chegou a 200 o número de cidades do mundo que contam com sistemas de Corredores de ônibus na configuração Bus Rapid Transit (BRT), ou seja, com vias exclusivas e pagamento antecipado de passagem.

De acordo com dados da organização, 409 estruturas atendem aproximadamente 33,1 milhões de pessoas diariamente, o que corresponde a 5.275 quilômetros dedicados ao ônibus.

Entre os novos projetos em operação estão o de Islamabad, no Paquistão e Pereira, na Colômbia, com 3 novos corredores: Ruta 1, Ruta 2 e Ruta 3.

BRT da Colômbia
BRT da Colômbia

“Sistemas BRT aparecem como alternativas baratas e capazes de transportar com mais eficiência um número maior de pessoas”, diz a publicação do site “The City Fix Brasil“.

Os corredores de ônibus podem ser uma boa opção para atender a demanda de média capacidade, dando agilidade e regularidade ao ônibus. A priorização dos espaços aos coletivos pode tornar atrativa a troca do transporte individual motorizado pelo ônibus, e portanto reduzir índices de poluição, por conta da redução dos veículos particulares em trafego.

BRT no Paquistão
BRT no Paquistão

Na cidade de São Paulo, por exemplo, 65% dos índices de detritos atmosféricos ficam a cargo dos automóveis, de acordo com estudo do Instituto de Energia e Meio Ambiente (Iema). (Leia mais)

Se o corredor for dotado com tecnologias limpas, como ônibus híbrido, elétrico por baterias ou até mesmo os trólebus, os ganhos ambientais podem ser ainda mais notáveis.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.