Prefeitura de Sorocaba publica novo edital do BRT

Após a abertura de licitação em janeiro, e o TCE ter sugerido mudanças de natureza jurídica e técnicas, a prefeitura de Sorocaba abriu uma nova concorrência para um sistema de corredor de ônibus do tipo BRT (Bus Rapid Transit). Os envelopes devem ser abertos em 2 de fevereiro de 2016. O novo edital está disponível gratuitamente no site da Prefeitura de Sorocaba, e a licitação contempla a construção e operação da estrutura exclusiva para ônibus.

De acordo com a administração local, o projeto deve promover uma racionalização nas linhas. As estações do BRT devem ser dotadas de pagamento antecipados. O prazo de concessão é por 20 anos, e a Tarifa Técnica de Remuneração da Concessionária (passageiro transportado remunerável) será de no máximo de R$ 4,43.

A assinatura do contrato com o vencedor da licitação deve ocorrer em abril de 2016, e inauguração esta prevista para o final de 2017. O BRT terá 28 estações e mais 04 de integração, 96 abrigos de parada, 03 terminais, pátio de estacionamento e manutenção.

Serão 16,7 km de extensão, com desembarque em nível pela esquerda do coletivo. Outros 11,2 km serão construídos com faixas bidirecionais e 12,9 km unidirecionais em seis corredores estruturais exclusivos para circulação de ônibus com desembarque à direita pela escada. Serão ao todo 17 linhas no eixo BRT, que deverá operar com uma frota de 125 ônibus.

O BRT deve ser dividido em dois eixos

A linha Norte-Sul terá eixos em corredores que percorrerão as Avenidas Itavuvu e Ipanema (desembarque em nível pela esquerda dos coletivos) e depois as faixas pela direita das Ruas Comendador Oeterer e Hermelino Matarazzo até o Terminal Santo Antônio, seguindo em faixas exclusivas até a Avenida Antônio Carlos Comitre.

Já a linha Leste-Oeste terá corredor pela Avenida São Paulo e seguirá até o Terminal São Paulo e depois, em faixas exclusivas pelo Centro, e Avenidas General Carneiro e Armando Pannunzio, nesta em corredor com desembarque em nível pela esquerda.

A prefeitura de Sorocaba obteve financiamento de aproximadamente R$ 134 milhões do Governo Federal, por meio do programa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), para dar andamento ao projeto.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.