Reportagem publicada neste sábado, 22, pela Folha de São Paulo mostra os resultados de uma pesquisa inédita feita pela ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) sobre a satisfação do usuário com relação ao transporte da cidade de São Paulo. Nela, é constatada que o transporte público paulistano teve no último ano a pior avaliação dos passageiros em uma década.
O Metrô, cujo o governo estadual é o acionista majoritário, foi o que obteve maior queda no índice de satisfação dos usuários. 64% o aprovam com excelente, porém na pesquisa de 2012 estava em 75% e em 2006 estava com 93%. A principal reclamação é com a superlotação agravada por seguidos atrasos na expansão.
Mesmo com a piora o metrô ainda é o meio de transporte mais bem avaliado na cidade. Os ônibus municipais, de responsabilidade da Prefeitura, oscilou de 35% para 34% de aprovação. Nem mesmo a criação das faixas exclusivas no período ajudou a melhorar a aprovação.
A CPTM, operada pelo governo estadual assim como o Metrô, também oscilou negativamente. De 44% para 40%.
Alguns pontos que podem contribuir para o aumento da insatisfação, segundo a Folha:
– Rede metroviária cresceu 36% e os usuários 92%. As obras de expansão de Alckmin estão todas atrasadas;
– Dos 150 km de corredores de ônibus prometidos por Haddad, somente 38 km tiveram as obras iniciadas até agora.
De acordo ainda com a pesquisa, a única melhora apurada pelos usuários foi o corredor de ônibus São Mateus – Jabaquara, gerenciada pela EMTU, e operada por uma concessionária privada (Metra). aprovação subiu de 67% para 75% e superou até mesmo a avaliação do metrô.
Deixe uma resposta