TJ libera desapropriações em cemitério para obras do Monotrilho

Imagem de Sergio Mazzi

A 7ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo liberou a desapropriação de parte do Cemitério do Morumby, por onde irá passar o monotrilho da Linha 17-Ouro.

Uma decisão liminar de janeiro que impedia qualquer construção foi derrubada. A Comunidade Religiosa João XXIII, que administra o cemitério, diz que a ocorreu decisão ocorrei enquanto se negociava com o Metrô uma mudança no trajeto. A entidade tenta anular um processo de desapropriação que o governo apresentou em novembro de 2014.

O desembargador Moacir Peres, relator do caso, afirma que “trata-se de deixar de privilegiar a indiscutível necessidade de paz e privacidade de alguns em prol de um avanço no oferecimento de condições básicas de vida digna a um vasto contingente de cidadãos”.

As obras da Linha 17-Ouro atualmente se concentram entre o Aeroporto de Congonhas e a estação Morumbi, na Linha 9-Esmeralda da CPTM, com previsão de entrega para 2017.

Com as informações de Consultor Jurídico

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.