Por dentro do Monotrilho chinês de Chongqing

Com 74,7 km de “vigas-trilho”, o Monotrilho da cidade chinesa Chongqing, na região centro-oeste do país, é dividido em 2 linhas e possuí um total de 57 estações. A linha 2 nasceu em 2005 e mais tarde em 2011 foi construída o ramal 3. O sistema de monotrilho é capaz de transportar 30 mil passageiros por hora em horários de pico, com um intervalo que pode chegar até os 4 minutos entre as composições.

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Linha 2

O ramal corre por 19,15 quilômetros e 18 estações. O trajeto parte desde o metrô de Jeifangbei, corre ao longo da margem sul do rio Jialing por uma via elevada, depois o monotrilho atinge a região sul, e termina no distrito Dadukou. A linha corta o Jardim Zoológico da cidade de Chongqing na Estação Dongwuyuan. Uma extensão de 6,2 quilômetros está sendo construída. Os trens são compostos por até oito carros.

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Linha 3

O ramal vai do norte ao sul, ligando os distritos de Yangtze (Chang Jiang) e rios Jialing. São ao todo 39 estações em 55,5 km de extensão, sendo a maior linha de monotrilho do mundo. A maioria dos trens é composto por seis carros. A Linha 3 também possuí a maior travessia do rio feita por um sistema de monotrilho no mundo, com a ponte sobre o rio Jialing.

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De acordo com o site UrbanRail as estações são enormes, “feias e pobres” e o sistema parece bastante usado em alguns lugares. A publicação da conta de que em alguns lugares a velocidade é lenta e tempo de permanência nas estações do monotrilho é longa (até 2 minutos). O site diz também que é comum as trepidações durante as viagens, como as que ocorrem na linha 15 do Monotrilho em São Paulo.

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Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.