Separar uma via das ruas para os ciclistas é tornar o espaço urbano mais democrático, e ir contra a ditadura do carro, onde no Brasil o meio de deslocamento individual motorizado ocupa cerca de 80% das vias, mas transporta apenas 20% das pessoas. Na verdade, o Código Brasileiro de Trânsito já prevê que todas as ruas do país tenham parte dos seus espaços destinados aos ciclistas.
Porém, alguns motoristas não respeitam este espaço determinado por lei, e estacionam os veículos nas faixas. Aliás, muitos destes não respeitam nem os outros motoristas, o que dirá de ciclistas e pedestres…
O problema não é exclusivo do Brasil, e em Toronto, no Canadá, ciclistas imprimiram adesivos com os dizeres “I parked in a bike lane” (Eu estacionei na ciclovia, em português). A ação visa colar os adesivos em veículos que estão estacionados nas ciclovias. Além disso, os veículos flagrados são fotografados e divulgados nas redes sociais Tumblr e Instagram:
O rolo de 20 adesivos é vendido ao preço de 5 dólares canadenses (R$10,80), cujo dinheiro será revertido em outras iniciativas similares:
Deixe uma resposta