Série: Futuras linhas do Metrô SP e CPTM
Equipes de planejamento do Metrô e da CPTM constantemente elaboram projetos de linhas futuras na região metropolitana de São Paulo, sempre dividindo a projeção de 5 em 5 anos, ou de década em década. Recentemente divulgamos aqui no Via Trolebus um mapa que previa extensões da malha metroferroviária, porem algumas alterações foram feitas.
Tal estudo é intitulado “Atualização da Rede Metropolitana de Alta e Média Capacidade de Transporte da Região Metropolitana de São Paulo” elaborado com o apoio do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Banco Mundial) e do Japan Bank for International Cooperation (JBIC). O documento prevê ações necessárias para que o transporte metropolitano possa obter um equilíbrio, ou seja, para que não haja concentrações muito grandes de passageiros em uma única linha. O desenho das linhas são feitos a partir da pesquisa origem/destino feita pelo metrô.
A rede futura que será relatada nesta série com base nas informações da secretaria de transportes metropolitanos, prevê 14 linhas de Metrô e mais 14 linhas da CPTM. Lembramos que estes dados estão em constantes mudanças, então é natural que com o passar dos anos existam alteração no traçado.
Nossa viagem começa com a linha 23 magenta:
Na projeção são previstas linhas circulares, que segundo o documento, são importantes para reduzir o trafego no centro expandido da capital paulista, além de ajudarem a reduzir o grande movimento das estações centrais, tais como Sé, Luz e Brás. A linha 23, que ligará a Lapa até a Dutra, contribuirá para o chamado metroanel.
Então juntamente com a Linha magenta, a Linha 2-verde que vai seguir até a Dutra, a linha 20-Rosa (lapa-Moema), e 5 lilás, formaram o anel.
Não é relatado no estudo, mas muito se comenta que a estrutura montada com tais linhas contribuiria para um futuro pedágio urbano. A linha 23-Magenta é prevista para estar em operação em meados de 2030.
Reza a lenda que o primeiro projeto de extensão do metro foi feito para a linha 1 azul de forma política em palanque eleitoreiro e de forma extra oficial, mas previa a incorporação do projeto original na estação de santana seguindo depois pelo antigo leito da “Tranway da cantareira” (imortalizado pelo trem das 11h do Jaçanã) seguindo por via suspensa por toda Guarulhos até o aeroporto ligando hoje a linha 13 jade, mas como no metro todo projeto é incurtado, esse foi certamente o primeiro.