Linha 7 – Rubi vai ganhar novos trens, ou não tão novos assim

Nesta segunda-feira em entrega de viaduto na cidade de Caieiras, o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin divulgou que novas composições serão incorporadas a frota da Linha 7-Rubi, que atende a 420 mil usuários por dial, e que liga a estação da Luz até Jundiai, passando por Francisco Morato. Segundo Alckmin, os novos trens que chegarão em setembro devem permitir que o intervalo entre as composições diminua de seis para quatro minutos nos horários de pico.

Alckmin só não detalhou quais são estas composições, uma vez que os novos trens do lote de 65 que está sendo comprado pela CPTM devem chegar só depois de 2015.

Imagem de Diego Silva
Imagem de Diego Silva

Neste cenário existem 2 opções: Ou o remanejamento de outros trens novos de outras linhas para a 7, ou as circulação efetiva das composições de série 3000 no ramal. De uma maneira ou de outra, é uma boa notícia já que a linha possuí o maior número de trens antigos, sendo que parte da frota é dos anos 50, e circulam poucos trens da série 7000, ainda que na promessa do ex-governador José Serra previa 20 trens desta série.

Sobre as estações, três delas estão sendo reconstruidas: Franco da Rocha, Francisco Morato e Jaraguá. Além dessas, a linha ganhará nova estação neste ano. Trata-se de Vila Aurora, que está sendo construída entre as estações Jaraguá e Perus.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.