Faixa de Ônibus em SP recém instalada melhora fluidez dos carros em alguns horários

Só-ÔnibusSeparar uma faixa de rolamento de uma avenida ou rua e destina-la ao tráfego de ônibus é uma ação louvável que qualquer adminitração pública, no que se refere a mobilidade urbana pode fazer, uma vez que o transporte público carrega mais pessoas por metro quadrado, que um veículo de passeio, e por consequência gasta menos combustível (se for trólebus não gasta nada).

Mas, a prática pode ser criticada para aqueles que não querem abandonar seu carro para andar de ônibus, até com uma certa razão já que a condução deixa muito a desejar. Porém, as ultimas ações em que a prefeitura de São tem feito a respeito, não tem repercutido muito na vida dos motoristas de carro, até pelo contrário.

A empresa Maplink monitorou na semana passada, a pedido do jornal O Estado de S. Paulo, o comportamento de uma das vias que receberam essas faixas. A velocidade média dos carros manteve-se, na média, estável em relação ao mês passado.

Foi monitorada a avenida Rio das Pedras, na zona leste. É uma artéria que tem tráfego pesado – cercada por pequenas e médias indústrias, é ligação para avenidas importantes como a Aricanduva e Jacu-Pêssego, além de estar em uma área extremamente populosa. Por la passam linhas que ligam São Mateus à outros bairros da zona leste, e ao centro da capital paulista, além de 2 das mais importantes e carregadas linhas de trólebus.

A faixa exclusiva ali começou a funcionar na segunda-feira da semana passada, dia 22. A comparação que a Maplink fez foi entre a última semana e a terceira semana do mês passado, de 18 a 22 de março. A pesquisa mostra que, na média, o motorista que pega a avenida nas primeiras horas da manhã foi quem mais sentiu impacto negativo com a entrada das faixas exclusivas. A velocidade média dos carros caiu de cerca de 30 km/h para menos de 25 km/h entre 6h e 8h.

Já após as 8h, os dados mostram que as faixas acabaram organizando melhor o trânsito dos carros. Entre 9h e 10h, na semana passada, mesmo com uma faixa de circulação a menos, os carros conseguiram desenvolver uma velocidade maior do que há um mês, sem as faixas exclusivas. A velocidade chegou perto dos 25 km/h, enquanto na terceira semana do mês passado ela não passava dos 20 km/h, na média.

Trólebus correm mais

Nesta via recentemente foi trocada toda rede elétrica dos ônibus elétricos, e recapeada, possibilitando melhor operação do sistema trólebus. Além disso, todos os tirantes que sustentam os fios foram substituídos por flexíveis, minimizando escape de alavancas.

Por Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.